Urubu que horas são?

Urubu que horas são?


A turma de conscritos da 1ª Cia do 27 BI Pqdt era mesclada de 92 jovens de todos os tipos, negros, brancos, índios, altos, baixos, gordos, magros,
fortes, magricelas, feios...e feios. E sempre tinha aqueles que se destacavam dentre os demais, fosse pelo lado positivo ou pelo lado negativo, este era o lado que sempre prevalecia. Nós éramos os "CONSCRITOS".
Como conscritos os PQDs nos chamavam de "URUBUS" ou futuros "PÉS PRETOS". Este termo é usado pelo fato de os nosso primeiro calçado como militar recruta serem pretos e não marrons, pois este, só depois de nos formarmos PQDs, oque levariam alguns longos e longos meses.
Dentre nós havia um conscrito chamado Ismael. Ismael era um negro, um pouquinho mais negro que o normal, para ser mais preciso ele era o segundo mais negro do grupamento, pois o primeiro chamava-se Israel, que logo recebeu o apelido carinhoso de "Meia Noite", ele não gostava muito não, mas fazer oque? Reclamar com o PQD, isto era um absurdo, cada reclamação nossa, era dez canguru que pagávamos, sem contar que ficaríamos marcados como chorão e caguete, oque poderia nos render futuramente alguns "V.O.", mas para frente vocês saberão oque é um "V.O.", mas vamos lá. Um dia estávamos sentados no chão da alameda sul, todos em forma, mas sentados, em posição de índio, quando o Soldado PQDT Ricardo chegou ao ouvido do Ismael e falou alguma coisa bem baixinho para ele, Ismael ficou sentado sem nada falar, apenas assentiu com a cabeça. Como não tínhamos ainda recebido o fardamento nós estávamos todos à paisana aguardando a designação de cada um, para seus respectivos pelotões. Passados alguns minutos vieram em nossa direção os Sargentos Moura, Yutanaã, Suzuki e Haroldo e os Tenentes Ronaldo, Jubran e Viana.
Após uma rápida explicação do Sgt Moura, que era o Sargento responsável pela escala de serviços e demais assuntos administrativos da 1ª Cia, logo saberíamos quais seriam os nossos pelotões e nossos respectivos comandantes.
Mas alguma coisa incomodava Ismael, pois ele permanecia de cabeça baixa sem olhar para frente e sequer se dava conta do que estava acontecendo ao seu redor.
Assim que o Sgt Moura chamou o primeiro nome da relação, uma voz veio do meio dos PQDs interrompendo-o : ...-"URUBU QUE HORAS SÃO?", gritou a voz, e neste instante como num impulso de bravura, Ismael com seus 1,80 de altura se levantou, e, batendo os braços nas coxas como se fossem asas prontas para voar, bradou em voz alta e sonora -"CUCO! CUCO! 03:50, CUCO! CUCO!", e voltou a se sentar.
Aquilo foi um espanto para todos que ali estavam, ninguém segurou o riso, nem mesmo os sargentos e os oficias ali presente. O único que não riu foi o Ismael, que graças a ele pudemos pagar os primeiros 100 cangurus em conjunto, pois PQD que é PQD tem que ser unido até a morte.